O IDEAS assumiu segunda-feira passada, dia 3, a gestão, operação e execução dos serviços de saúde do Complexo Hospitalar Leste (CHL) de Manaus (AM), que envolve o Hospital e Pronto Socorro João Lúcio Pereira Machado e o Hospital e Pronto Socorro da Criança, conhecido como Joãozinho.
O IDEAS venceu edital lançado em agosto de 2025 pela Secretaria da Saúde do Amazonas destinado a celebrar contrato de gestão com entidade privada, sem fins lucrativos, qualificada no Estado do Amazonas como Organização Social de Saúde. O certame contou com a participação de seis organizações de diferentes regiões do país.
O IDEAS hoje faz a gestão de unidades e sistemas de saúde em sete estados brasileiros. A gestão no CHL em Manaus, capital conhecida como Coração da Amazônia, é a primeira na região Norte do país.
Ao longo dos últimos 10 dias, uma equipe de gestores multiprofissionais do IDEAS esteve no CHL participando da transição e implantando os conceitos da gestão administrativa e humanizada característicos do Instituto nas duas novas operações.
O Hospital e Pronto Socorro Dr. João Lúcio Pereira Machado foi inaugurado em 25 de setembro de 1997 com o objetivo de atender vítimas de traumas e pacientes clínicos na urgência e emergência. A unidade possui 19.272 m2 de área total e 7.500 m2 de área construída, e dispõe de 248 leitos, sendo 28 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 86 para clínica geral, todos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Fundado em 1º de fevereiro de 2001, o hospital Joãozinho conta com 82 leitos, sendo 10 de UTI e presta atendimentos ambulatoriais, de internação e de urgência em especialidades como pediatria, cirurgia geral pediátrica, neurocirurgia, ortopedia, anestesiologia, nefrologista e cirurgia vascular e medicina intensiva.