logo_ideas_simplificada_horizontal_bg_transparente_01_pequena_2x8cmlogo_ideas_simplificada_horizontal_bg_transparente_01_pequena_2x8cmlogo_ideas_simplificada_horizontal_bg_transparente_01_pequena_2x8cmlogo_ideas_simplificada_horizontal_bg_transparente_01_pequena_2x8cm
  • Instituto
    • Sobre o IDEAS
    • Modelo de Organização Social de Saúde (OSS)
    • Parcerias
    • Qualificações
  • Notícias
    • Notícias e Atualizações
    • IDEAS na mídia
  • Unidades
  • Transparência
  • Forneça para o IDEAS
  • Trabalhe Conosco
  • Contato
  • Ouvidoria

Hospital Zilda Arns reforça o atendimento aos pacientes com a instalação de novos monitores e centrais de monitoramento

14 de agosto de 2023

O Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (IDEAS) encerrou na quarta-feira (9/8) a implantação do sistema de 156 monitores multiparâmetros e nove centrais de monitoramento nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) adulta e pediátrica do Hospital do Médio Paraíba Dra. Zilda Arns Neumann, em Volta Redonda (RJ). O processo de implantação foi iniciado em janeiro e envolveu avaliação do cenário, com mapeamento dos locais; instalação de infraestrutura, treinamentos técnicos; configuração dos equipamentos e operação assistida dos aparelhos. O Ideas administra o hospital Zilda Arns em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Os monitores multiparâmetros são equipamentos que acompanham em tempo real a condição de saúde do paciente, informando a médicos e equipes de enfermagem o andamento do quadro clínico ao acompanhar sinais vitais como pressão arterial, batimentos cardíacos, respiração, saturação de oxigênio, temperatura corporal e nível de dióxido de carbono. Os equipamentos são instalados nos leitos dos pacientes. Já as centrais, com tamanho de 50 polegadas, reúnem os dados dos pacientes em uma única tela e estão situados em posições estratégicas, de fácil acompanhamento pelos profissionais de saúde.

Até então, o hospital Zilda Arns, além de não possuir sistema de monitoramento de monitores, contava com aproximadamente 70% dos monitores multiparâmetros alugados – agora são todos próprios. Dentre os benefícios do novo sistema é possível citar a melhoria na qualidade de cuidados na UTIs, o monitoramento contínuo, alertas e notificações constantes, registro e análise precisos de dados, melhoria na coordenação da equipe, aumento da eficiência e da segurança, diminuição na demanda operacional e cumprimento de requisitos regulatórios.

“A necessidade de implantar um sistema de monitoramento de monitores de UTI é baseada na melhoria da segurança do paciente, na detecção precoce de alterações clínicas, na otimização de recursos e pessoal, na análise de dados, na comunicação entre equipes e no cumprimento de requisitos regulatórios. Todos esses aspectos contribuem para um melhor atendimento e cuidado dos pacientes na UTI”, destaca o diretor executivo do IDEAS, Sandro Demetrio. “Agora todos os pacientes das UTIs são monitorados 24h por dia pelas centrais de enfermagem, proporcionando maior segurança a pacientes e funcionários”, ressalta Luiz Otávio Compasso, gestor de qualidade do hospital.

Compartilhar
17

Artigos Relacionados

5 de maio de 2025

IDEAS assume serviço de Pronto Atendimento público do município de Timbó (SC)


Leia mais
5 de maio de 2025

IDEAS assume a gestão do Hospital Municipal de Araucária (HMA), no Paraná


Leia mais
16 de abril de 2025

IDEAS adota medidas judiciais contra veículos que publicaram fake news


Leia mais
Sede Administrativa (Corporativa)
(48) 3027-6200
Atendimento de segunda à quinta-feira das 8h às 18h e sexta-feira das 8h às 17h

Rua Souza Dutra, 145, sala 904, Estreito, Florianópolis – SC | Cep 88070-605


Filial de Apoio Adm. Lions – Palhoça – SC
(48) 3027-6200
Funcionamento após abertura de segunda à sexta-feira das 8h às 18h
Rua Bergamo, 50, 1º Andar, Sala 35, Pagani, Palhoça – SC | Cep 88132-209

Filial de Apoio Administrativo – BC
(48) 3027-6200

Atendimento de segunda à sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h
Rod. BR 101 KM 131 – Trade Park – Sala 307, Camboriú – SC| Cep 88340-000


Filial de Apoio Adm. São Leopoldo – RS
(51) 3783-0290
Atendimento de segunda à sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h
Rua 1º de Março, 50, Centro,
São Leopoldo – RS | Cep 93010-220

Filial de Apoio Administrativo Caxias – RS (48) 3027-6200
Atendimento de segunda à sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h
Rua Sinimbú, 1878, Sl 304, Centro,
São Leopoldo – RS | Cep 95020-002


Filial de Apoio Administrativo – SP
(48) 3027-6200

Atendimento de segunda à sexta-feira das 8h às 17h30
Av. Nove de Julho, 3229 – Jardim Paulista, São Paulo – SP | Cep 01407-000

Filial de Apoio Administrativo – RJ
(48) 3027-6200

Atendimento de segunda à quinta-feira das 8h às 18h e sexta-feira das 8h às 17h
Av. Marechal Câmara, 160, salas 1627 a 1629, Centro, Rio de Janeiro – RJ | Cep 20020-907


Filial de Apoio Adm. – RJ – Angra dos Reis
(48) 3027-6200
Atendimento de segunda à quinta-feira das 8h às 18h e sexta-feira das 8h às 17h
Rua Japoranga, 1970, sala 205, Japuíba,
Angra dos Reis – RJ | Cep 23934-055