logo_ideas_simplificada_horizontal_bg_transparente_01_pequena_2x8cmlogo_ideas_simplificada_horizontal_bg_transparente_01_pequena_2x8cmlogo_ideas_simplificada_horizontal_bg_transparente_01_pequena_2x8cmlogo_ideas_simplificada_horizontal_bg_transparente_01_pequena_2x8cm
  • Instituto
    • Sobre o IDEAS
    • Modelo de Organização Social de Saúde (OSS)
    • Parcerias
    • Qualificações
  • Notícias
    • Notícias e Atualizações
    • IDEAS na mídia
  • Unidades
  • Transparência
  • Forneça para o IDEAS
  • Trabalhe Conosco
  • Contato
  • Ouvidoria

Comunicado

4 de junho de 2019

O Instituto de Desenvolvimento Ensino e Assistência à Saúde (Ideas), antigo gestor do Hospital Municipal Santo Antônio, de Itapema, vem, por meio deste comunicado, esclarecer a seus ex-empregados e comunidade em geral que desde setembro de 2018 a gestão da unidade estava em regime de intervenção. Ou seja, desde tal data o Ideas não recebia nenhum tipo de repasse do município, sendo que todo e qualquer pagamento ocorria com a intervenção e operacionalização da prefeitura.

No final do mês de março de 2019, o Ideas foi notificado pela prefeitura de Itapema que o contrato de gestão seria totalmente encerrado em 29 de abril de 2019.

A partir da notificação oficial, o Ideas, prezando pelo cumprimento de todas as obrigações trabalhistas, iniciou uma série de estudos e impactos dos custos dos desligamentos de todos os empregados. Todas estas informações foram repassadas para a prefeitura a fim de que o município provisionasse os valores e garantisse o pagamento na data devida para cada empregado.

Ao longo do mês de abril de 2019, o Instituto fez cumprir todas as obrigações trabalhistas com seus empregados, aplicação dos avisos prévios, redução dos 7 dias de aviso, realização de exames médicos e agendamento das homologações trabalhistas junto à entidade sindical.

Dia 14 de maio de 2019 foram enviados para a prefeitura de Itapema os líquidos das rescisões, guias de FGTS rescisório e os termos de quitação para que a prefeitura efetuasse o pagamento de todas as verbas trabalhistas na data devida: 15/05/2019.

Porém, o pagamento não foi realizado até o momento.

O Ideas é uma organização social sem fins lucrativos. Ou seja, não possui caixa próprio para pagamento. Toda e qualquer quitação é feita com recursos públicos que são devidamente declarados por meio de prestação de conta.

Portanto, como não houve repasse por parte da prefeitura de Itapema, não há recursos para a quitação dos empregados.

Todo o corpo jurídico do instituto está trabalhando nas negociações junto à prefeitura para que este impasse se resolva o quanto antes, pois entendemos que o maior prejudicado neste processo é o trabalhador.

Em paralelo às negociações jurídicas, a área de Recursos Humanos está negociando com o sindicato da Saúde de Itajaí todas as baixas das CTPS, a liberação do saque do FGTS e do seguro desemprego.

Por fim, registra-se que o Ideas não vem medindo esforços perante a prefeitura de Itapema para resolução de tal situação.

A direção

Compartilhar
1

Artigos Relacionados

5 de maio de 2025

IDEAS assume serviço de Pronto Atendimento público do município de Timbó (SC)


Leia mais
5 de maio de 2025

IDEAS assume a gestão do Hospital Municipal de Araucária (HMA), no Paraná


Leia mais
16 de abril de 2025

IDEAS adota medidas judiciais contra veículos que publicaram fake news


Leia mais
Sede Administrativa (Corporativa)
(48) 3027-6200
Atendimento de segunda à quinta-feira das 8h às 18h e sexta-feira das 8h às 17h

Rua Souza Dutra, 145, sala 904, Estreito, Florianópolis – SC | Cep 88070-605


Filial de Apoio Adm. Lions – Palhoça – SC
(48) 3027-6200
Funcionamento após abertura de segunda à sexta-feira das 8h às 18h
Rua Bergamo, 50, 1º Andar, Sala 35, Pagani, Palhoça – SC | Cep 88132-209

Filial de Apoio Administrativo – BC
(48) 3027-6200

Atendimento de segunda à sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h
Rod. BR 101 KM 131 – Trade Park – Sala 307, Camboriú – SC| Cep 88340-000


Filial de Apoio Adm. São Leopoldo – RS
(51) 3783-0290
Atendimento de segunda à sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h
Rua 1º de Março, 50, Centro,
São Leopoldo – RS | Cep 93010-220

Filial de Apoio Administrativo Caxias – RS (48) 3027-6200
Atendimento de segunda à sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h
Rua Sinimbú, 1878, Sl 304, Centro,
São Leopoldo – RS | Cep 95020-002


Filial de Apoio Administrativo – SP
(48) 3027-6200

Atendimento de segunda à sexta-feira das 8h às 17h30
Av. Nove de Julho, 3229 – Jardim Paulista, São Paulo – SP | Cep 01407-000

Filial de Apoio Administrativo – RJ
(48) 3027-6200

Atendimento de segunda à quinta-feira das 8h às 18h e sexta-feira das 8h às 17h
Av. Marechal Câmara, 160, salas 1627 a 1629, Centro, Rio de Janeiro – RJ | Cep 20020-907


Filial de Apoio Adm. – RJ – Angra dos Reis
(48) 3027-6200
Atendimento de segunda à quinta-feira das 8h às 18h e sexta-feira das 8h às 17h
Rua Japoranga, 1970, sala 205, Japuíba,
Angra dos Reis – RJ | Cep 23934-055