logo_ideas_simplificada_horizontal_bg_transparente_01_pequena_2x8cmlogo_ideas_simplificada_horizontal_bg_transparente_01_pequena_2x8cmlogo_ideas_simplificada_horizontal_bg_transparente_01_pequena_2x8cmlogo_ideas_simplificada_horizontal_bg_transparente_01_pequena_2x8cm
  • Instituto
    • Sobre o IDEAS
    • Modelo de Organização Social de Saúde (OSS)
    • Parcerias
    • Qualificações
  • Notícias
    • Notícias e Atualizações
    • IDEAS na mídia
  • Unidades
  • Transparência
  • Forneça para o IDEAS
  • Trabalhe Conosco
  • Contato
  • Ouvidoria

Comunicado

4 de junho de 2019

O Instituto de Desenvolvimento Ensino e Assistência à Saúde (Ideas), antigo gestor do Hospital Municipal Santo Antônio, de Itapema, vem, por meio deste comunicado, esclarecer a seus ex-empregados e comunidade em geral que desde setembro de 2018 a gestão da unidade estava em regime de intervenção. Ou seja, desde tal data o Ideas não recebia nenhum tipo de repasse do município, sendo que todo e qualquer pagamento ocorria com a intervenção e operacionalização da prefeitura.

No final do mês de março de 2019, o Ideas foi notificado pela prefeitura de Itapema que o contrato de gestão seria totalmente encerrado em 29 de abril de 2019.

A partir da notificação oficial, o Ideas, prezando pelo cumprimento de todas as obrigações trabalhistas, iniciou uma série de estudos e impactos dos custos dos desligamentos de todos os empregados. Todas estas informações foram repassadas para a prefeitura a fim de que o município provisionasse os valores e garantisse o pagamento na data devida para cada empregado.

Ao longo do mês de abril de 2019, o Instituto fez cumprir todas as obrigações trabalhistas com seus empregados, aplicação dos avisos prévios, redução dos 7 dias de aviso, realização de exames médicos e agendamento das homologações trabalhistas junto à entidade sindical.

Dia 14 de maio de 2019 foram enviados para a prefeitura de Itapema os líquidos das rescisões, guias de FGTS rescisório e os termos de quitação para que a prefeitura efetuasse o pagamento de todas as verbas trabalhistas na data devida: 15/05/2019.

Porém, o pagamento não foi realizado até o momento.

O Ideas é uma organização social sem fins lucrativos. Ou seja, não possui caixa próprio para pagamento. Toda e qualquer quitação é feita com recursos públicos que são devidamente declarados por meio de prestação de conta.

Portanto, como não houve repasse por parte da prefeitura de Itapema, não há recursos para a quitação dos empregados.

Todo o corpo jurídico do instituto está trabalhando nas negociações junto à prefeitura para que este impasse se resolva o quanto antes, pois entendemos que o maior prejudicado neste processo é o trabalhador.

Em paralelo às negociações jurídicas, a área de Recursos Humanos está negociando com o sindicato da Saúde de Itajaí todas as baixas das CTPS, a liberação do saque do FGTS e do seguro desemprego.

Por fim, registra-se que o Ideas não vem medindo esforços perante a prefeitura de Itapema para resolução de tal situação.

A direção

Compartilhar
1

Artigos Relacionados

18 de julho de 2025

Hospital Municipal de Araucária, no Paraná, faz primeira captação de órgãos


Leia mais
5 de maio de 2025

IDEAS assume serviço de Pronto Atendimento público do município de Timbó (SC)


Leia mais
5 de maio de 2025

IDEAS assume a gestão do Hospital Municipal de Araucária (HMA), no Paraná


Leia mais
Sede Administrativa (Corporativa)
(48) 3027-6200
Atendimento de segunda à quinta-feira das 8h às 18h e sexta-feira das 8h às 17h

Rua Souza Dutra, 145, sala 904, Estreito, Florianópolis – SC | Cep 88070-605


Filial de Apoio Adm. Lions – Palhoça – SC
(48) 3027-6200
Funcionamento após abertura de segunda à sexta-feira das 8h às 18h
Rua Bergamo, 50, 1º Andar, Sala 35, Pagani, Palhoça – SC | Cep 88132-209

Filial de Apoio Administrativo – BC
(48) 3027-6200

Atendimento de segunda à sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h
Rod. BR 101 KM 131 – Trade Park – Sala 307, Camboriú – SC| Cep 88340-000


Filial de Apoio Adm. São Leopoldo – RS
(51) 3783-0290
Atendimento de segunda à sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h
Rua 1º de Março, 50, Centro,
São Leopoldo – RS | Cep 93010-220

Filial de Apoio Administrativo Caxias – RS (48) 3027-6200
Atendimento de segunda à sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h
Rua Sinimbú, 1878, Sl 304, Centro,
São Leopoldo – RS | Cep 95020-002


Filial de Apoio Administrativo – SP
(48) 3027-6200

Atendimento de segunda à sexta-feira das 8h às 17h30
Av. Nove de Julho, 3229 – Jardim Paulista, São Paulo – SP | Cep 01407-000

Filial de Apoio Administrativo – RJ
(48) 3027-6200

Atendimento de segunda à quinta-feira das 8h às 18h e sexta-feira das 8h às 17h
Av. Marechal Câmara, 160, salas 1627 a 1629, Centro, Rio de Janeiro – RJ | Cep 20020-907


Filial de Apoio Adm. – RJ – Angra dos Reis
(48) 3027-6200
Atendimento de segunda à quinta-feira das 8h às 18h e sexta-feira das 8h às 17h
Rua Japoranga, 1970, sala 205, Japuíba,
Angra dos Reis – RJ | Cep 23934-055