logo_ideas_simplificada_horizontal_bg_transparente_01_pequena_2x8cmlogo_ideas_simplificada_horizontal_bg_transparente_01_pequena_2x8cmlogo_ideas_simplificada_horizontal_bg_transparente_01_pequena_2x8cmlogo_ideas_simplificada_horizontal_bg_transparente_01_pequena_2x8cm
  • Instituto
    • Sobre o IDEAS
    • Modelo de Organização Social de Saúde (OSS)
    • Parcerias
    • Qualificações
  • Notícias
    • Notícias e Atualizações
    • IDEAS na mídia
  • Unidades
  • Transparência
  • Forneça para o IDEAS
  • Trabalhe Conosco
  • Contato
  • Ouvidoria

Reabertura do centro cirúrgico marca os dois anos de gestão do Ideas no Hospital de Caridade de Jaguaruna

17 de junho de 2019

O Hospital de Caridade de Jaguaruna (HCJ) começa na próxima segunda-feira, 24, a fazer as consultas pré-operatórias destinadas à realização dos primeiros procedimentos no novo centro cirúrgico da unidade. A ação vai marcar os dois anos de gestão do Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas) à frente do HCJ. O contrato com a prefeitura foi assinado no dia 22 de junho de 2017.

A previsão da diretora do Hospital de Caridade, Débora Costa, é que a primeira cirurgia seja realizada na segunda quinzena de julho. O centro cirúrgico do HCJ estava fechado há mais de 10 anos e a sua reabertura, todo reformado e com novos equipamentos, foi uma das ações desenvolvidas pelo Ideas à frente do hospital nos últimos 24 meses.

O HCJ está habilitado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a fazer cirurgias eletivas de hérnia e vesícula.  Inicialmente, a unidade está capacitada a fazer 30 consultas por mês e poderá atender pacientes de toda a região. As cirurgias serão realizadas após a regulação do SUS aprovar os procedimentos. Ou seja, o paciente fará a consulta e levará o laudo médico para seu município de origem, onde precisará receber a autorização para a operação, explica a diretora Débora.

Avanços

O contrato entre a prefeitura e o Ideas para gestão do HCJ foi assinado em prestigiada cerimônia realizada no Clube 1º de Janeiro no dia 22 de junho de 2017 à noite, porém desde o dia 6 daquele mês o Ideas já começava a realizar melhorias na unidade.

Na época, o hospital apresentava várias goteiras e uma estrutura muito danificada. Naquele momento, a prioridade foi a reforma do telhado. Mais adiante, o trabalho foi direcionado à parte interna, com pinturas, novas acomodações, trocas de forros e aberturas e novos aparelhos de ar-condicionado entre outras benfeitorias desenvolvidas com apoio do Poder Público, da comunidade, da iniciativa privada e de grupos de voluntários. “Quando o Ideas assumiu, o hospital não tinha sequer a documentação necessária para operar, apesar dos mais de 50 anos de fundação”, lembra o conselheiro do Ideas, Roberto Benedetti.

Humanização

Nestes dois anos sob gestão do Ideas, mesmo sem maternidade até partos de emergência o Hospital de Caridade fez. Foram dois, ambos no dia 25 de maio, quando a cidade estava praticamente isolada por causa do excesso de chuvas que provocaram alagamentos e a interdição da ponte no principal acesso a Jaguaruna. “Muitos funcionários tiveram de dormir no hospital”, lembra a diretora Débora Costa.

Na madrugada daquele dia nasceu o menino Miguel Dort Amaral, filho de Kailayne da Silva Dort. O parto foi feito na sala de emergência. No sábado à tarde, a mobilização dos funcionários garantiu o segundo parto de emergência em menos de 24 horas. Quem veio ao mundo foi Pedro Paulo, filho de Jaqueline dos Santos Borges. “São ações como aquelas que nos fazem valorizar cada vez mais a força e a dedicação dos nossos funcionários”, resume a diretora Débora, que assumiu a função este ano.

“Para nós do Ideas, humanização no atendimento hospitalar não é conceito e não é expressão: é desafio aceito e praticado diariamente em cada uma das unidades hospitalares e ambulatoriais administradas por nossas equipes. E no Hospital de Caridade de Jaguaruna não poderia ser diferente”, ressalta o conselheiro Benedetti.

Principais ações:

Troca de portas

Instalação de aparelhos de ar-condicionado

Instalação de grupo moto gerador

Reforma emergencial no telhado

Reforma do Centro de Material Esterilizado (CME)

Reforma do forro interno

Reformas de quartos da internação clínica

Reforma de sistema de tratamento de esgoto

Reforma da recepção SUS

Reforma da recepção e consultórios particulares

Reforma completa do Centro Cirúrgico

Reforma da lavanderia (infraestrutura e equipamentos)

Reforma da sala de observação, incluindo colocação de poltronas

Reforma do refeitório dos funcionários

Implantação da Sala Estabilizada

Aquisição de respirador

Troca do enxoval

Diretora Débora Costa, que assumiu neste ano a função
Compartilhar
1

Artigos Relacionados

13 de outubro de 2025

IDEAS assume a gestão do Complexo Hospitalar Leste, em Manaus (AM)


Leia mais
1 de outubro de 2025

IDEAS assume serviços da rede primária de saúde de Aracaju (SE)


Leia mais
18 de julho de 2025

Hospital Municipal de Araucária, no Paraná, faz primeira captação de órgãos


Leia mais
SEDE ADMINISTRATIVA – Florianópolis/SC
(48) 3027-6200
Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 18h

Rua Souza Dutra, 145, sala 904, Estreito – Florianópolis/SC | CEP 88070-605


Filial de Apoio Administrativo – Palhoça/SC (Lions)
(48) 3027-6200
Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
Rua Bergamo, 50, 2º andar, sala administrativa, Pagani – Palhoça/SC | CEP 88132-209


Filial de Apoio Administrativo – Fortaleza/CE
(85) 98756-7414
Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
Avenida Santos Dumont, 2626, sala 316, Aldeota – Fortaleza/CE | CEP 60150-162

Filial de Apoio Administrativo – Balneário Camboriú/SC
(48) 3027-6200

Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
Rodovia BR-101, km 131, Trade Park, sala 307 – Balneário Camboriú/SC | CEP 88340-000


Filial de Apoio Administrativo – São Leopoldo/RS
(51) 3783-0290
Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
Rua 1º de Março, 50, Centro – São Leopoldo/RS | CEP 93010-220


Filial de Apoio Administrativo – Manaus/AM
(92) 3213-8798
Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
Travessa Sargento Abrahim, 27, bairro Flores – Manaus/AM | CEP 69058-114

Filial de Apoio Administrativo – Caxias do Sul/RS
(54) 3698-5890

Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
Rua Sinimbu, 1878, sala 304, Centro – Caxias do Sul/RS | CEP 95020-002


Filial de Apoio Administrativo – São Paulo/SP
(48) 3027-6200

Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
Avenida Nove de Julho, 3229, Jardim Paulista – São Paulo/SP | CEP 01407-000


 

Filial de Apoio Administrativo – Rio de Janeiro/RJ
(48) 3027-6200

Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
Avenida Marechal Câmara, 160, salas 1627 a 1629, Centro – Rio de Janeiro/RJ | CEP 20020-907


Filial de Apoio Administrativo – Angra dos Reis/RJ
(48) 3027-6200
Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
Rua Japoranga, 1970, sala 205, Japuíba – Angra dos Reis/RJ | CEP 23934-055