O Hospital Municipal de Araucária (HMA) realizou no dia 4 de julho a primeira captação de órgãos de sua história. Os órgãos eram de um homem de 42 anos, e foram captados com a participação da Central Estadual de Transplantes (CET) do Paraná. Foram doados fígado, rins e válvulas do coração.
O paciente estava internado na UTI do HMA com sinais clínicos de morte encefálica quando começou, com apoio da CET, a realização dos passos que envolvem o protocolo de morte encefálica. Para o diagnóstico é necessário um exame de imagem que confirme o diagnóstico, dois médicos diferentes capacitados pela Central Estadual de Transplante, um teste de apneia e um exame complementar final. Ao mesmo tempo, a equipe da CET abordava a família, que expressou a vontade da doação – inclusive relataram que, em vida, o paciente havia sinalizado que gostaria de ser doador.
Os órgãos foram captados no Centro Cirúrgico do HMA por uma equipe conjunta do HMA e da Central de Transplantes. O diagnóstico do paciente é sigiloso, assim como o nome do doador e dos receptores.
O Hospital Municipal de Araucária é administrado pelo IDEAS, em parceria com a prefeitura, desde o dia 1º de maio.