IDEAS assume a gestão do Hospital Arcanjo São Miguel, em Gramado (RS)

O IDEAS vai assumir a gestão do Hospital Arcanjo São Miguel (Hasm), de Gramado (RS). O contrato já foi assinado com a prefeitura da cidade turística da Serra gaúcha e envolve a gestão, operacionalização e execução de serviços assistenciais e administrativos da instituição.
O Hospital Arcanjo São Miguel é um hospital geral de médio porte, referência em áreas como traumato-ortopedia e na linha de cuidados para acidente vascular cerebral (AVC). Em 2024, a prefeitura de Gramado assumiu a instituição.
O Hospital Arcanjo São Miguel é um equipamento estratégico da Rede de Atenção à Saúde de Gramado e região, com 103 leitos ativos, distribuídos entre áreas clínicas, cirúrgicas, obstétricas, pediátricas, UTI adulto e leitos complementares.
O Hasm possui um perfil assistencial de baixa e média complexidade, com cerca de 70% dos usuários residentes em Gramado.
Inaugurado em 1947, o Hasm tem 78 anos de história. A unidade começou a ser idealizada em 1937, quando a comunidade criou a sociedade beneficente hospitalar para construir o primeiro hospital da cidade. A primeira assembleia geral foi realizada no dia 1º de maio daquele ano.
Após a reunião, iniciou-se a arrecadação de fundos para a compra do terreno, que ocorreu em 1938. Na etapa seguinte foi feito o nivelamento do terreno a pás e picaretas pela Legião do Trabalho, que reunia moradores que voluntariamente construíam estradas e outras obras públicas.
A pedra fundamental foi colocada em 9 de abril de 1939. Para continuar a construção, além de coletas, foram realizados sorteios, quermesses e um chá dançante beneficente na Sociedade Recreio Gramadense visando angariar fundos.
Durante as obras, o terreno foi doado para a Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, que também administrava o Colégio Santa Terezinha. De lá, a Madre Verônica de Jesus, supervisionava a construção com um binóculo.
A inauguração ocorreu em 26 de outubro de 1947 e o nome escolhido foi Hospital Arcanjo São Miguel. Quem assumiu como médico chefe foi o alemão doutor Carlos Nelz, que antes presidiu a sociedade pró-construção. Uma curiosidade é que, para acolher os primeiros doentes, camas e cobertores foram doados pelos hotéis.
A gestão do Hospital Arcanjo São Miguel reforça a presença do IDEAS no Rio Grande de Sul, onde já atua nos municípios de São Leopoldo e Caxias do Sul. Além do Rio Grande do Sul, o IDEAS faz a gestão de unidades de saúde nos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Ceará.
* Com informações históricas de https://www.historin.com
