O IDEAS assumiu nesta quarta-feira, dia 1º de outubro, a execução de serviços nas unidades da Rede de Atenção Primária (Reap) de Aracaju, capital do estado de Sergipe, na região Nordeste do Brasil.
Em Aracaju, município de cerca de 600 mil habitantes, a Rede de Atenção Primária (Reap) é a principal porta de acesso da população aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) e abrange 45 Unidades de Saúde da Família (USFs) geridas pela prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em todas as regiões da capital.
O objetivo do Termo de Cooperação assinado entre a Secretaria Municipal de Saúde e o IDEAS é ampliar a oferta de serviços à população e reduzir a demanda reprimida identificada na rede municipal.
“Essa iniciativa de ampliação dos serviços marca um divisor de águas para o sistema de saúde municipal. Trata-se de uma transição de uma rede estagnada e fragmentada para uma estrutura capaz de atender às demandas reais da população”, destaca a secretária municipal de Saúde, Débora Leite.
De acordo com a secretária, em médio e longo prazo, os benefícios para a saúde pública de Aracaju incluem redução de filas e tempo de espera; diminuição da pressão sobre os hospitais, minimizando a procura por serviços de emergência para condições que podem ser resolvidas na atenção primária; economia em saúde, ao priorizar prevenção e cuidado contínuo, reduzindo os custos com tratamentos de alta complexidade e internações; impacto positivo na qualidade de vida, com mais acesso à saúde preventiva, diagnósticos corretos e acompanhamento adequado.
Hoje, o IDEAS faz a gestão de unidades e serviços de saúde em nove estados. Sergipe é o 10º e o segundo no Nordeste, onde a organização administra UPAs em Fortaleza (CE).